Cassia Caryne
O amor faz melhor favor ao que ama, do que ao amado - Cassia Caryne
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

Choro por mamãe!

Sinto uma dor sem nome. Mas logo entendi que essa dor sem nome vem acompanhada de Nomes que conheço bem: Deus, em primeiríssimo lugar, gratidão, amizade e amor. Na verdade, batizei a dor de “sem nome” porque em mim tudo dói: a cabeça, a fronte, os olhos, a coluna, os pés, os braços, o coração, a alma. Porém, quem já passou pelo vale de lágrimas, sabe que podemos chamá-la de luto. Meu mundo desabou no último sábado, seis e pouca da manhã, desde que nossa amiga Laura, vizinha dos meus pais, me ligou e, com a voz mais doce do mundo, cheia de cuidado e amor, perguntou se eu estava só e que precisava de mim na casa dos pais. Entendi tudo, de uma só vez, e o desespero explodiu em gritos de dor. Mamãe evoluía bem da cirurgia de fêmur e eu estava tão segura que ela já estava completamente curada, que a morte era a coisa mais improvável do mundo. E depois, mamãe, saudável que era, independente, ativa, esperta, curiosa, inteligente, diligente, não poderia tombar. Mas pensei que um Carvalho sangra com um golpe de machado e, pode sim, tombar. Tentei interpretar a morte com a visão holística, enxergando todo o cosmo, e a transformação da natureza, onde o homem faz parte, e é natural transformar-se. Com a visão espiritual, transformar-se em luz. E por falar em luz, mamãe sempre foi uma estrela, um ser com luz própria. E viver sob a luz de uma estrela tem lá suas responsabilidades…

 

Desde que comecei a escrever como escritora, tenho dito que escrever organiza minha emoção. Mas todas as palavras, principalmente a poesia, que é o belo, fugiram de mim. Hoje, depois de finalmente dormir até às quatro da manhã, sinto que elas podem, timidamente, voltar. Faço aqui as primeiras garatujas… e tal garotinha quando começou a ser alfabetizada, a palavrinha “mamãe” tem um gosto, um cheiro, uma maciez e uma beleza muito especial.

 

Kennedy, meu irmão, chegou da América e me abraçou longamente, dizendo “eu te abraço na Cassinha, mamãe!” E como nós, irmãos, fomos gerados no mesmo útero materno, somos de algum modo nossa mãe materializada. Chegamos à conclusão que precisamos, mais do que nunca, da presença física dos irmãos para abraçar e sentir nossa mãe. Depois da tempestade de sentimentos, pensamentos e dor, o coração vislumbra a possibilidade de parar de sangrar…

 

É preciso continuar. É preciso amparar nosso pai, que no dia 24 de julho completaria sessenta anos de casamento. Haveria festa, se mamãe não tivesse partido. Partido meu coração, a metade dele pulsa pelo papai, pelos irmãos, pelos cunhados e cunhadas, sobrinhos, filhos de sangue e do coração, o companheiro Rossini, parentes e amigos.

 

Imagino que Naná estava na porta do céu e recebeu mamãe com esfuziante alegria! Ambas deram pulos de contentamento e muitos abraços de saudades! Deram as mãos e rodaram na ciranda do amor!

 

Cassia Caryne

Cassia Caryne
Enviado por Cassia Caryne em 16/07/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links